Projetos

Cultura e Design
Projeto que se subdivide nos seguintes subprojetos: Design e louça de mesa e quando a memória é curta. Visa traçar o perfil da louça de mesa produzida pelas indústrias da Região Metropolitana de Curitiba, em seus aspectos formais, tecnológicos, decorativos e culturais. Participação de bolsista PIBIC.
Coordenadora: Dra. Virginia Kistmann.

Design da Informação em Medicamentos no Brasil
Estudo sobre a eficácia de instrucões visuais em bulas de remédios junto a usuários com baixo grau de escolaridade. Apoio do CNPq, PIBIC.
Coordenadora: Dra. Carla G. Spinillo.

Design de sistemas de informação – Avaliação da Eficácia de Métodos de Análise da Tarefa Visando o Incremento de sua Aplicabilidade
Estudo analítico e avaliação centrada no usuário de métodos de análise da tarefa, proposta e validação de um novo método em situação de projeto e avaliação de sistemas de informação.
Coordenadora: Dra. Stephania Padovani.

Design e Gestão
Projeto que se subdivide nos seguintes subprojetos: Design cerâmico e sustentabilidade, Design Cerâmico de Embalagens Projeto, Customização e Design, Fundamentos da Gestão do Design. Estuda os aspectos da gestão do design junto aos produtores de louça de mesa e objetos de adorno de Campo Largo – PR (modularização, gestão do design e características do líder). Edital FINEP-SEBRAE.
Coordenadora: Dra. Virginia Kistmann.

Design Industrial e Diversidade Cultural: Mídia Digital sobre Automóveis e Eletrodomésticos
Fomento do Edital Universal CNPq n. 019/2004. Colaboradores (da UTFPR): Prof. Dr. Luiz Ernesto Merkle; Profa. Dra. Marilda Lopes Pinheiro Queluz; Claudia Bordin Rodrigues da Silva (Mestranda, PPGTE, Bolsista CAPES). Bolsistas PIBIC / CNPq: Aline Mayumi Kobayashi (ago. a dez. 2005); Ana Claudia Camila Veiga de França; Augusto Mosna Simão.
Coordenadora: Dra. Maristela Ono.

EEHouse – Energia e o Ambiente Construído
Ambiente lúdico para ensino de conceitos de eficiência energética. Financiado pela Fundação Araucária.
Coordenador: Dr. André Battaiola.

Embalagens CFG para Exportação
Projeto apoiado pelo CNPq e empresa EMBRART para o período 2005-2007, que visa o desenvolvimento de diretrizes para embalagens em papelão ondulado para sistemas produto+serviço (bolsistas DTI, IC, AT e mestrandos).
Coordenador: Dr. Aguinaldo dos Santos.

Ergonomia Industrial e de Produto
Investiga os métodos de avaliação da interface produto / usuário nos sistemas de produção.
Coordenadora: Dra. Maria Lúcia Okimoto.

Kits Do-It-Yourself
Projeto apoiado pela FINEP/CNPq, com a COHAM a PlacasCentro como parceiras, para o período 2006-2008 que visa o desenvolvimento de soluções do tipo faça-você-mesmo para produtos voltados à habitação de interesse social (bolsistas DTI, IC, AT e mestrandos).
Coordenador: Dr. Aguinaldo dos Santos.

LudicLearning – Ambientes Lúdicos de Ensino
Objetiva o desenvolvimento de ferramentas de apoio ao ensino de computação gráfica com base em ambientes lúdicos, os quais incorporam conceitos de design e implementação de jogos de computador. O público alvo é constituído de profissionais e estudantes de design e engenharia. Financiado pelo CNPq.
Coordenador: Dr. André Battaiola.

Pró-EdaDe*
Projeto apoiado pela Fundação Araucária que visa desenvolver materiais de apoio didático para a educação de crianças e jovens por meio do design.
Coordenador: Dr. Antonio M. Fontoura.

Usabilidade
Pesquisa as aplicações dos métodos de utilização do produto nos diversos sistemas.
Coordenadora: Dra. Maria Lúcia Okimoto.

Simulação Humana
Investiga aspectos de captura de imagens da população real para a transformação em situação simulada a fim de promover avaliações mais precisas da antropometria dinâmica, biomecânica e espacial em sistemas diversos.
Coordenadora: Dra. Maria Lúcia Okimoto.

Sistema de Informação Interativo Digital de Suporte ao Design de Bulas de Medicamentos
Proposição de um sistema de informação interativo digital [i.e., aplicativo multimídia] que auxilie no design de bulas de medicamentos pela indústria farmacêutica no Brasil. Financiado pelo Edital Universal 2006 CNPq.
Coordenadora:
Dra. Carla G. Spinillo.

Processo de colagem cerâmica sob pressão: Um diferencial competitivo para o APL de louças e porcelanas de Campo Largo/PR-PCCP
Pesquisa que tem por objetivo a obtenção de peças de cerâmicas atráves de processo de colagem sob pressão, visando comparar este processo em termos de designer com o processo tradicional.Processo que se realiza juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UTFPR para o desenvolvimento de máquina de colagem sob pressão a um preço acessível para as empresas de Campo Largo.
Coordenadora:
Dra. Vírginia Kistmann