Prática de Docência

A Prática de Docência ou Estágio Docência no PPGDesign é organizada através da atividade “SD743 Prática de Docência” que se constitui na atuação do aluno em disciplina na graduação da UFPR sob a supervisão de um docente responsável pela disciplina. A Prática de Docência é uma atividade obrigatória para bolsistas da CAPES e eletiva para os demais alunos regulares do PPGDesign. Com a implantação do Curso de Doutorado em Design em março de 2013, esta atividade passou a ter um universo ampliado de participantes.

Na atual estrutura de créditos do PPGDesign, a Prática de Docência equivale a aproximadamente 45 horas de carga horária em um  trimestre letivo, o que equivale a 3 créditos. Configura-se como um espaço na grade curricular para o desenvolvimento de competências didático-pedagógicas, através da participação do mestrando ou doutorando em disciplina pertinentes à  temática de pesquisa do mesmo. Visa possibilitar a ampliação das competências de ensino do pós-graduando, contribuindo para sua melhor capacitação para a carreira docente. A estratégia didático-pedagógica consisti usualmente da participação do pós-graduando através de palestra, acompanhamento da avaliação, participação na formulação de material didático e no atendimento individual dos alunos de graduação. Ocasionalmente os pós-graduandos tem utilizado o próprio espaço da sala de aula para coletar dados pertinentes às suas respectivas dissertações, ocorrendo tal situação naquela dissertações que abordam aspectos pedagógicos do Design ou a elaboração de ferramentas de apoio ao ensino.

A participação dos mestrandos do Programa na graduação tem se revelado como efetiva para contribuir na manutenção e melhoria da qualidade dos cursos de Design da UFPR, melhorando o atendimento aos graduandos, individual ou em grupos. Tal contribuição inclui apoio ao processo de orientação de trabalhos de conclusão de curso de graduação. Contribui-se, deste modo, para o alcance das metas estabelecidas no Decreto 6.096 de 24.04.2007, as quais incluem: a elevação gradual da taxa de conclusão média dos cursos de graduação presenciais para 90%; a elevação gradual, em cursos presenciais de graduação, da relação alunos/professor = 18; o aumento mínimo de 20% nas matrículas de graduação. No diálogo entre a coordenação do curso de Design e a coordenação do PPGDesign estabeleceu-se que a contribuição dos pós-graduandos deverá ser na melhoria didática do curso (ex: registro de práticas didáticas, introdução de novas ferramentas e abordagens, etc); no compartilhamento de experiências profissionais e acadêmica dos pós-graduandos através de oficinas e workshops (ex: oficinas) e, também, no desenvolvimento de publicações que apoiem o ensino da graduação.

Para subsidiar a Prática de Docência o PPGDesign a Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância (CIPEAD) da UFPR tem ofertado disciplinas sobre metodologia do ensino superior na modalidade EAD (Ensino a Distância). Também oferece módulos como a produção de material para EAD; Elaboração de Projetos; E-Learning; Metodologia do Ensino Superior; Produção de Material para EAD e Produção de Audiovisual para EAD, Moodle Instrumental e Pedagógico e Educação a Distância; História, Concepções e Modelos. Os cursos ofertados tem cargas horárias que variam de 30 a 120 horas. Os cursos fazem parte do Programa Anual de Capacitação Continuada – PACC 2010, de extensão universitária, voltados para a comunidade interna da UFPR, professores da rede pública estadual e municipal de ensino e demais interessados.