Interface com a graduação

A política de colaboração direta com a graduação, em particular com o Curso de Design da UFPR, tem sido um dos diferenciais do PPGDesign/UFPR desde sua concepção e fundação. Eem 2012 esta política manteve-se constante. Tal condição ocorre principalmente devido ao fato de a maioria dos professores permanentes do PPGDesign e do Curso de Design estarem também lotados no Departamento de Design (8 de um total de 14). Os laboratórios didáticos e de pesquisa tem sido utilizados de forma compartilhada, de forma harmônica e com investimentos provindos tantos da pós-graduação como do departamento de design e sempre consultando a coordenação do Curso de Design e Chefia do Departamento de Design. O PPGDesign tem observado as determinações da UFPR que estabelecem uma participação acima do mínimo de 8 horas de atuação do professor na graduação (média de 17 créditos/ano de aulas na graduação por professor do Departamento de Design atuando no PPGDesign).

A atuação na preparação de futuros mestrandos/doutorandos tem sido uma constante por parte dos professores do PPGDesign. Em 2012 um total de 8 (oito) alunos receberam bolsa de iniciação científica junto ao programa com os professores: Prof. Dr. Aguinaldo dos Santos (Letícia Gonçalves dos Santos; Rafaela Beraldi Zeidler; Casemiro Estanislau Grabias Junior), Profa. Dra. Viviane Gaspar Ribas El Marghani (Isabela Feltrin e Joy Endo), Prof. Dr. Adriano Heemann (Phillipe Ricardo Alves Battini e Juliano Fogaça Santos Lima) e Prof. Dr. Maria Lucia Leite Ribeiro Okimoto (Rafaela Lima Lemos), Profa. Dra. Stephania Padovani (Murilo Amgarten Ribeiro) e Profa. Dra. Carla Spinillo (Roberta Perozza). Além destes, associado aos projetos de pesquisa do PPGDesign ocorreu em 2012 o envolvimento de bolsistas de monitoria, como os orientados pelo Prof. Dr. Ronaldo Correa (Kellen Krystina de Carvalho e Raphael Camargo Natel).

Em 2012 mantiveram-se os procedimentos de controle das atividades dos bolsistas REUNI na graduação, incluindo o “Plano de Atividades do Bolsista”, que estabelece formalmente o elenco de atividades esperadas do bolsista junto a determinada disciplina, conferindo maior transparência e maior organização para este elenco de atividades. As atuações dos bolsistas na graduação tem incluído desde a organização e desenvolvimento de grupos de estudos, acompanhamento de bolsistas PIBIC, oficinas de estudo, acompanhamento da supervisão de projetos, acompanhamento da supervisão de estágio, além do já usual acompanhamento de disciplinas através da disciplina de Prática Docência.

A atuação do PPGDesign junto aos Cursos de Design Gráfico e de Produto visa não só estimular o interesse e preparar os graduandos para a pesquisa científica no âmbito da pós-graduação, mas também proporcionar experiência de docência aos mestrandos, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade do ensino do Design na graduação no país. O Programa desenvolve ações sistemáticas, buscando apoiar os projetos de ensino, pesquisa e extensão, através de:

(a)          Atuação dos bolsistas do PPGDesign (12 bolsistas REUNI; 1 bolsista PROENG e 13 de Demanda Social) no apoio ao ensino;

(b)          Programa de bolsas PIBIC- Iniciação Científica e PIBITIC – Iniciação Científica Tecnológica;

(c)          Programa de Bolsas Permanência (alunos da graduação atuando nos laboratórios de pesquisa do Programa);

(d)          Participação dos graduandos na organização de eventos científicos;

(e)          Estágios não-obrigatórios nos laboratórios de pesquisa;

(f)           Na co-autoria de artigos científicos com mestrandos e docentes do Programa;

(g)          Participação de graduandos na realização de exposições resultantes dos projetos de pesquisa realizados;

(h)          Participação de graduandos em prêmios de design associados aos projetos de pesquisa realizados;

(i)           Organização e desenvolvimento de grupos de discussão associados aos Grupos de Pesquisa.

A partir de 2011 com a implantação do novo regulamento de TCC, o curso de Design Gráfico tem aceitado a modalidade de trabalho de conclusão exclusivamente teórico para aqueles alunos que já demonstraram competência prática ao longo do curso e que apontam vocação para a carreira acadêmica. Este novo regulamento, desenvolvido a partir da crescente demanda dos alunos por desenvolver pesquisas mais aprofundadas em seus TCCs, partiu principalmente de alunos que fizeram Iniciação Científica, participaram de grupo de estudos junto com alunos do mestrado, ou tiveram a oportunidade de participar de congressos durante sua formação acadêmica.

O Programa, portanto, têm se beneficiado com a integração com a graduação por intermédio do desenvolvimento de competências pedagógicas de seus mestrandos com a prática de ensino e elaboração de material didático; e de competências em orientação através do auxílio no acompanhamento dos TCCs e dos alunos em Iniciação Científica. O conteúdo desenvolvido no mestrado tem sido efetivamente utilizado pelos graduandos, tanto como suporte a disciplinas de base do programa assim como na definição de temas para os TCCs.  O benefício da aproximação direta da pesquisa com a graduação tem sido mútuo, como mostram os exemplos a seguir:

•             o projeto de pesquisa em navegação em smartphones, liderado pela Profa. Dra. Stephania Padovani, o qual está gerando modelo descritivo e checklist (avaliativo) para aplicação, por exemplo, em disciplinas de projeto ou TCC. A disciplina de HCI na graduação também foi atualizada para incluir material sobre dispositivos de interação móvel;

•             a dissertação de Jairo da Costa Júnior (2012) que é agora texto base da disciplina Design de Serviços Eco-eficientes, ministrada pelo Prof. Dr. Aguinaldo dos Santos;

•             o projeto de pesquisa “Desenvolvimento de Competências para a Colaboração em Design”, liderado pelo Prof. Dr. Adriano Heemann, gerou a disciplina de graduação HD114 – Design Colaborativo. Os alunos dessa disciplina de graduação tiveram contato com aspectos operacionais da colaboração, também abordados no âmbito da pesquisa;

•             o Prof. Dr. Ronaldo Oliveira Correa oferece a disciplina optativa “Design, Cultura e Sociedade” onde as questões relativas à pesquisa sobre história e teoria são debatidas.

•             a pesquisa sobre produtos para interior de aeronaves, no projeto coordenado pela Profa. Dra. Viviane Gaspar Ribas EL Marghani auxiliou a realização do TCC defendido em 2013 por Marcos Verri e Fernanda Carreta intitulado Assento de Passageiro para Classe Econômica. Além disto, parte do material desenvolvido na pesquisa Kansei Engineering (questionario foi aplicado no grupo de alunos do 2º. E 3º. Ano de Design.

•             conceitos desenvolvidos sobre retórica na dissertação do Leonardo Moroni (orientada pelo Prof. Dr. André Luiz Battaiola) foram integradas com um trabalho de monitoria, o que resultou na publicação de um artigo no P&D e no enriquecimento do material da disciplina Animação I do curso de Design Gráfico da UFPR;

•             a Profa. Dra. Carla Spinillo tem apresentado resultados de sua pesquisa como parte de conteúdo ministrado em disciplinas na graduação, sendo estas “Design da Informação” (2012.2) e “Linguagem Gráfica” (2012.1) referentes à animação instrucional – tema central da pesquisa.

As ações de capacitação técnica vinculadas aos projetos de pesquisa são realizadas de forma integrada com a graduação. Em 2012 destaca-se o treinamento na utilização da impressora 3D, adquirida através do projeto LEDHIS. O referido treinamento, custeado pelo projeto LEDHIS, foi realizado pela empresa ROBTEC (São Paulo) e incluiu desde a operação do software de interface até a impressão propriamente dita. Oficinas de capacitação em softwares como Rhynocheros, 3D Studio e CATIA tem sido realizadas nas dependências dos laboratórios e via de regra em colaboração com o Centro Acadêmico de Design. Com a implementação de “Atividades Formativas” como parte da grade curricular do mestrado e doutorado em 2012, os alunos das novas turmas a partir de 2013 terão sistematizada estas contribuições de pós-graduandos na formação dos potenciais candidatos a ingresso na pós-graduação (HD752 – Atividade Formativa I e HD753 – Atividade Formativa II).

Como benefício mais pontual da integração, cumpre reforçar a importância da formação dos grupos de estudos iniciados em 2010 e que tiveram continuidade ao longo de 2011 e 2012. Destaca-se o grupo de estudos liderados pela Profa. Dra. Viviane Gaspar Ribas El Marghani, que vem debatendo com mestrandos e alunos de IC os aspectos metodológicos do Kansei Engineering (método com origem no Japão que visa o desenvolvimento ou melhoria de produtos e serviços, traduzindo sentimentos e necessidades em parâmetros para o Design). O grupo de pesquisa em Design & Sustentabilidade realizou ao longo de 2012 uma série de workshops e atividades de criação e desenvolvimento através dos projetos LEDHIS e E-WISE, envolvendo integralmente alunos de graduação, mestrado e os pós-doutorandos. Sob a liderança da Profa. Dra. Carla Spinillo, foram apresentados regularmente seminários ao longo de 2012 como atividades do Grupo de Pesquisa Design Digital e da Informação – UFPR, sempre envolvendo a literatura tratada pelos bolsistas PIBIC, sendo estes abertos aos alunos de graduação não participantes do programa PIBIC. Estes e outros grupos do programa vem sendo coordenados por docentes do Programa e freqüentados por alunos da graduação e pós-graduação da UFPR e alguns convidados das instituições parceiras. A dinâmica de comunicação entre os grupos é variável, havendo grupos que se reúnem semanalmente assim como grupos que utilizam a dinâmica de workshops, concentrando os debates em períodos mais espaçados.

Por fim, outro aspecto de benefício mútuo com a integração é a infra-estrutura física, de equipamento e bibliográfica. A aquisição articulada entre Programa de Pós-Graduação em Design e Departamento de Design, utilizando recursos oriundo do REUNI, Inscrições no PPGDesign, FDA- Fundos de Desenvolvimento Acadêmico, além de recursos advindos de projetos de pesquisa, tem viabilizado a ampliação e melhoria da infraestrutura da pesquisa com as demandas da graduação, contribuindo desta forma um benefício adicional e tangível da pesquisa na graduação. Em 2012 elegeu-se Laboratório de Informática como foco comum de investimentos, tendo em vista que o referido laboratório configura-se como espaço de utilização comum entre a graduação e a pós-graduação. Destinou-se ao referido laboratório recursos que viabilizaram a aquisição de equipamento para reuniões via skype, além de equipamento smartscreen e equipamento de áudio, mobiliário e cadeiras. Através de projetos de pesquisa em 2012 adquiriu-se também uma máquina fotográfica Canon Rebel, gravadores de áudio, livros. A impressora 3D V-Flash foi implantada em 2012, compondo agora a estrutura disponível no Laboratório de Prototipagem Rápida, o qual já dispõe de dois scanners 3D e uma fresa EGX-300. Além de sua utilização no âmbito da pesquisa, este equipamento está a disposição de disciplinas de representação 3D. O curso de Design (produto) tem disciplinas que contemplam esta competência: fundamentos para a elaboração de protótipos: processos aditivos e subtrativos, materiais e equipamentos para prototipagem, processos básicos de prototipagem, modelagem ritual: protótipos em softwares 3D, conexão com prototipagem rápida e produção.

Com os recursos aportados no Programa REUNI foi também possível também a contratação de professores visitantes: Prof. Dr. Alexandre Pelegrini, o qual participou não só em disciplinas no programa mas, também, de disciplinas na graduação, incluindo orientação de TCC. Através do PPGDesign a UFPR efetivou também a contratação da Profa. Dra. Vania Ülbricht como “professora visitante”, contribuindo para ampliar a capacidade de pesquisa e extensão do programa, com repercussões diretas na graduação.