Ensino a Distância

No âmbito da UFPR o Ensino a Distância é promovido pela Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância – CIPEAD/UFPR, a qual tem como preocupação prioritária o processo de formação de massa crítica para atuar em Educação a Distância – EAD. Para regulamentar suas ações, bem como as ofertas de seus cursos, a CIPEAD – Coordenadoria de Integração de Políticas e Educação a Distância da UFPR – elaborou e teve aprovadas nas instâncias competentes da UFPR as seguintes resoluções:

•             Resolução nº 28/08 – CEPE Fixa normas básicas de controle e registro da atividade acadêmica dos cursos de Aperfeiçoamento e Especialização na modalidade de Educação a Distância da Universidade Federal do Paraná.

•             Resolução nº 83/08 – CEPE Aprova as normas básicas da atividade acadêmica dos Cursos de Graduação na modalidade de Educação à Distância da Universidade Federal do Paraná.

•             RESOLUÇÃO Nº. 08/03 – COUN: Estabelece o Regimento Interno da Coordenadoria de Integração de Políticas e Educação a Distância – CIPEAD (Antigo NEAD) da Universidade Federal do Paraná.

Através do CIPEAD professores do PPGDesign/UFPR vem buscado a capacitação para trabalhar no ensino a distância. Tem sido realizados no programa experimentos piloto na utilização da plataforma Moodle, a qual se constitui em um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem. O Prof. Ricardo Martins, egresso do PPGDesign/UFPR, tem liderado a disseminação da utilização desta plataforma no âmbito do Departamento de Design. Em 2013 o Prof. Dr. Adriano Heemann e Prof. Dr. André Luiz Battaiola realizaram o curso de aperfeiçoamento “Capacitação para Tutores em EAD” (180 horas) promovido pelo CIPEAD da UFPR.

Além das iniciativas suportadas pelo CIPEAD destaca-se as ações do Núcleo de Design e Sustentabilidade junto ao Consórcio LeNS South America. O consórcio LeNS tem como meta produzir de forma conjunta um pacote de Open E-Learning (um pacote modular e adaptável para o desenvolvimento de conteúdos curriculares com materiais didáticos e ferramentas para professores de design, além de guias para cursos de design e para sua implementação em diversos contextos). O NDS desenvolveu o módulo sobre Corporate Social Responsibility & Design já disponível no portal desta rede a qual integrada pelas instituições Politecnico di Milano Unversity, INDACO Department (Itália), Delft University of Technology, Industrial Design Engineering (Holanda), University of Art and Design Helsinki, School of Design (Finlândia), Indian Institute of Technology New Delli, Department of Humanities & Social Sciences (India, Srishti School of Art, Design and Technology (India), Tsinghua University, Industrial Design Department, Academy of Arts & Design (China), King Mongkut´s Institute of Technology Ladkrabang, Faculty of Architecture, Department of Industrial Design (Tailândia).

Além dos experimentos em EaD, o Programa tem como prática a participação virtual online de examinadores externos nas bancas de qualificacão via skype, assim como a participação de pesquisadores de instituições em outras regiões do Brasil e/ou do exterior em discussões neste formato. Isto tem otimizado os recursos de custeio em passagens e diárias do Programa e mostrado-se uma prática com bons resultados. Em 2012, na disciplina Linguagem Gráfica, foi ministrada pela Profa. Dra. Carla Spinillo e o mestrando Fabiano de Miranda via vídeo conferência com a New York University, curso de Visual Design, envolvendo a apresentação de trabalhos conjunto de alunos e debate de tema entre as turmas das duas instituições. Os resultados da disciplina Design da Informação ministrada em conjunto com a mestranda Cristine Lanzoni 2012, realizada em cooperação com a empresa Whirpool (onde foi analisado os manuais de instrução da empresa), foram apresentados do Skype. Outro exemplo é a disciplina de Fundamentos de Design de Sistemas de Informação, ministrada pela Profa. Dra. Carla Spinillo para a UFMA.

Em decorrência destas práticas foi adquirido pelo PPGDesign um ‘kit skype’ (televisão mais microfone e câmera). Em 2012 além de bancas, foram também realizadas entrevistas virtuais online (Skype) no processo de seleção para o Mestrado/Doutorado com candidatos em regiões afastadas de Curitiba e justificada a impossibilidade de entrevista presencial. Tal protocolo consta inclusive do edital do processo de seleção. Os professores vem utilizando com grande frequência reuniões de orientação via Skype ou TeamViewer.

Vale ressaltar que o programa tem a sua disposição uma Sala de Video-Conferência, instalada no Setor de Educação da UFPR, Edifício D. Pedro I, 2º andar (mesmo prédio do PPGDesign), a qual faz parte da Rede Ipê, uma infra-estrutura de rede Internet voltada para a comunidade brasileira de ensino e pesquisa. Nas instalações do novo prédio do Setor de Artes, Comunicação e Design já está prevista a implantação de uma sala para vídeo-conferência, o que deverá ampliar a disponibilidade e comodidade para utilização do espaço para os mestrandos/doutorandos do PPGDesign.

Alguns dos temas pesquisados no PPGDesign como “jogos” e “ambientes de hipermedia” já vem tratando de forma direta a questão do ensino a distância. Como decorrência destas pesquisas tem sido realizado produção de conteúdo e métodos que contribuem para a evolução do conhecimento em EAD no país, como exemplificado a seguir:

•             ULBRICHT, V. R. ; VANZIN, Tarcísio ; MACEDO, Cláudia Mara Scudelari de ; Douglas KAMINSKI . Ferramenta para incluir texto alternativo, no Moodle 2.0. 2012.

•             MACEDO, Claudia. M. S. de . Geometria descritiva. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – conteudista – execução de desenhos e animações – design instrucional).

Os professores tem adotado a prática de disponibilizar seus conteúdos no ambiente web, não só para os alunos do PPGDesign mas, também, para a comunidade em geral. Como exemplo desta prática o professor Dr. André Battaiola tem apoiado a gestão e a disponibilização de conteúdos através de seu blog (ufprdesignprofealbattaiola.blogspot.com.br). O prof. Dr. Aguinaldo dos Santos, assim como vários professores do programa, tem utilizado ferramenta de gestão de comunicação e gestão de conteúdo em suas respectivas disciplinas (blogspot, google docs, 4shared, dropbox, youtube, etc). Outro exemplo de ação neste sentido é a utilização da plataforma Mendeley pelos mestrandos para compartilhar seu material bibliográfico entre si e com pós-graduandos das instituições parceiras. O Mendeley é um gerenciador de referências bibliográficas gratuito capaz de extrair os metadados de PDFs automaticamente, sincronizar as referências do desktop com uma interface web (acessível de qualquer lugar) e tem características de comunidade social.