Menu

Na próxima quinta-feira (23/9), italiano Carlo Vezzoli recebe título de Doutor Honoris Causa da UFPR

Publicado em 21 de setembro de 2021 às 14:41h

Fonte: Portal UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) concede na próxima quinta-feira, 23 de setembro, o título de Doutor Honoris Causa ao professor italiano Carlo Vezzoli. O título é a distinção máxima outorgada pela Universidade a pessoas reconhecidas por contribuições científicas, intelectuais, acadêmicas, culturais ou artísticas. O evento será às dez da manhã do Brasil (três horas da tarde no horário italiano), com transmissão pelo canal do Youtube do Cerimonial da UFPR.

A proposta de homenagem foi apresentada pelo Departamento de Design do Setor de Artes, Comunicação e Design (SACOD). O pedido foi aprovado por unanimidade de votos pela comissão do Conselho Universitário formada pelos conselheiros Lígia Negri, Odisséa Boaventura de Oliveira e Sérgio Said Staut Júnior.

Contribuição

De acordo com a professora Gheysa Caroline Prado, chefe do departamento de Design, a proposição reconhece a contribuição do professor Vezzoli no avanço do conhecimento do Design para a Sustentabilidade no âmbito internacional. “O professor Carlo Vezzoli tem sido parceiro instrumental da instituição como um todo, mas ao departamento, especificamente, na operação dos intercâmbios tanto no âmbito da graduação como pós-graduação no convênio entre a UFPR e o Politecnico di Milano”, ressalta.

Vezzoli

Carlo Vezzoli é professor da Escola de Design do Politecnico di Milano e se dedica a estudar o design para a sustentabilidade ambiental e social, coordenando pesquisas e realizando consultoria com empresas. O docente tem livros publicados em diversas línguas, inclusive em português. Design de Sistemas para a Sustentabilidade é uma das obras do professor italiano disponíveis no Brasil. “O professor Vezzoli é uma das principais autoridades em Design para a Sustentabilidade no mundo, tendo desenvolvido diversas contribuições e caráter conceitual e metodológico, destacando-se os avanços no projeto de produtos orientados ao ciclo de vida e no projeto de Sistemas Produto+Serviço Sustentáveis”, destaca o autor da proposta de homenagem, professor Aguinaldo dos Santos – chefe do Núcleo de Design e Sustentabilidade da UFPR .

Vezzoli é o coordenador mundial da Learning Network on Sustainability (LeNS), rede que congrega atualmente cerca de 140 instituições em todo o mundo. “A LeNS desenvolve material didático em Design para a Sustentabilidade de forma colaborativa e em licença aberta, possibilitando o amplo acesso de alunos e professores a conteúdos que formam uma nova geração de designers com competências para o desenvolvimento de soluções efetivamente inovadoras e sustentáveis. Através da LeNS-Brazil foram desenvolvidos nos últimos cinco anos quatro livros e diversos conteúdos didáticos disponibilizados na plataforma lens-brazil.org, os quais estão integrados nas ementas de 28 instituições em todo o país”, destaca o professor Aguinaldo.

SACOD nas Redes Sociais

Setor de Artes, Comunicação e Design
Rua Bom Jesus, 650, | Curitiba | PR | Brasil | CEP 80035-010
Telefone: +41 3313-2050
sacod.direcao@ufpr.br


©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR