Conhecer para Aprimorar, UFPR realiza Avaliação Institucional até dia 04/11

Publicado em 24 de outubro de 2018 às 16:06h

Avaliação Institucional da UFPR: a iniciativa é sua. O resultado é para todos

Faça a sua avaliação, clicando aqui:http://www.cpa.ufpr.br/avaliacao/

Os servidores técnicos administrativos e docentes da Universidade Federal do Paraná poderão avaliar a instituição até 1º de novembro (PRORROGADO ATÉ DIA 04/11). A participação é voluntária e anônima, porém é imperativa para que a instituição obtenha informações que irão apoiar o planejamento e estratégias voltadas a melhoria das políticas de ensino, pesquisa e extensão.

Esta é a primeira etapa do processo avaliativo. Ainda em novembro os estudantes de graduação poderão opinar avaliando os cursos e disciplinas do segundo semestre letivo. Na terceira etapa os docentes e alunos dos cursos e programas de pós-graduação terão a oportunidade de opinar a respeito das condições e das politicas de funcionamentos da pesquisa e pós-graduação na UFPR.

O que se avalia?
A avaliação institucional é realizada anualmente observando os eixos estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES): planejamento e desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas e políticas de gestão, e infraestrutura física.

O Sistema Nacional de Avaliação das Instituições Superiores é organizado em três fases. Esta é a fase interna, quem avalia é a comunidade acadêmica, sendo competência da Comissão Própria de Avaliação (CPA) conduzir o processo. Em outra fase denominada avaliação externa o INEP/MEC designa avaliadores para realizarem visitas in loco que objetivam analisar os cursos de graduação ou a própria instituição para seu recredenciamento, nesta fase também são examinados os processos de avaliação interna e a aplicação dos resultados na melhoria da instituição. O sistema completa-se com o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).

Esses passos permitem a aferição dos indicadores: Índice Geral do Curso (IGC), Conceito Preliminar do Curso (CPC), notas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).

Sucom – UFPR

SACOD nas Redes Sociais