Agência Escola de Comunicação Pública é lançada oficialmente

Publicado em 17 de setembro de 2018 às 18:34h

Lançamento oficial da Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR aconteceu nesta quinta-feira (13) no Departamento de Artes da UFPR, no bairro Batel. #AgenciaEscolaUFPR

Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da Universidade Federal do Paraná foi lançada de maneira oficial na noite desta quinta-feira (13). O projeto que envolve alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Comunicação, Artes Visuais, Design, Música e Gestão da Informação da universidade contam com um novo espaço que tem por objetivo dar visibilidade aos trabalhos de pesquisa, extensão, cultura e inovação desenvolvidos na UFPR.

Professora Kelly Prudencio, coordenadora geral da agência. Foto: Tayane Melo e Vinícius Nascimento.

Concebida em conjunto pelo Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) e pela Superintendência de Comunicação (Sucom), a agência nasce com dois propósitos principais: incrementar a formação dos estudantes e ampliar a visibilidade da UFPR perante a sociedade. “Pra mim é uma honra ser a coordenadora desse agência e ela representa também muita responsabilidade”, disse a professora Kelly Prudenciocoordenadora geral da agência que reforçou ainda o papel das universidades públicas brasileiras que respondem por mais de 90% da produção científica do País.

Segundo a diretora do Sacod, professora Regiane Ribeiro, essa parceria representa a preocupação da administração central em investir em políticas de comunicação pública e divulgação científica que possam abarcar toda a diversidade de conhecimento que são produzidos nos projetos de pesquisa, de extensão, atividades de ensino, atividades culturais e sociais da UFPR. “Hoje é, sem dúvida, um dia importante para o Sacod, pois sela uma promissora parceria que é um sonho antigo do Departamento de Comunicação”, disse Regiane.

Atualmente, a Universidade Federal do Paraná possui 95 cursos de graduação, 57 especializações e 75 cursos de mestrado e doutorado, distribuídos por 13 campi. “Torna-se cada vez mais difícil uma única unidade dar conta de tanta produção de conhecimento. A Agência Escola vem para contribuir nesse trabalho”, afirmou Regiane.

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca também falou sobre o trabalho da agência. “A ideia é aproveitar as competências internas, que são muitas, para melhorar a comunicação da universidade com a sociedade. As universidades, como qualquer instituição, não são perfeitas. Mas elas operam milagres todos os dias e isso precisa ser mostrado”.

Saiba mais sobre a Agência