Design Gráfico da UFPR recebe nota máxima no Enade 2018

6 de março de 2020 - 14:59h

A maior parte dos cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) avaliados no Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade) 2018 obteve conceito máximo quanto ao desempenho dos graduandos na prova — dos 17 cursos, nove receberam o conceito 5. O Enade 2018 mediu o conhecimento de alunos prestes a se formar em  cursos de graduação das áreas de ciências humanas e sociais, inclusive aplicadas. Os resultados essa edição do exame foram divulgados nesta sexta-feira (4) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC).

Dos cursos da UFPR que receberam o maior conceito, quatro tiveram melhora de desempenho em relação à sua avaliação mais recente, no Enade 2015. Entre eles, o curso de Design Gráfico, que subiu do conceito 4 para 5. Os resultados da UFPR no Enade 2018 constam no relatório institucional divulgado pelo Inep, que pode ser consultado neste link.

O Inep informa que o Conceito Enade é o indicador obtido a partir das notas dos estudantes na prova do Enade, que é composta por parte geral e parte específica. A nota final de cada curso depende dos desempenhos dos graduandos na formação geral e no componente específico. A parte referente ao componente específico contribui com 75% da nota final, enquanto a referente à formação geral contribui com 25%, em consonância com o número de questões na prova. A nota final é enquadrada em um conceito, que corresponde a uma faixa com nota de corte. Os conceitos variam de 1 a 5.

Além do Conceito Enade, o exame gera outros indicadores, entre os quais o Conceito de Curso (CC), em que o ambiente pedagógico de cada curso de graduação também é considerado; e o Ãndice Geral de Cursos (IGC), que avalia todos os cursos (graduação e pós-graduação) da instituição de ensino superior e é divulgado a cada fechamento de ciclo do Enade (a UFPR ficou entre as 1,6% universidades do País que obtiveram conceito máximo no IGC divulgado em 2018).

Fonte: Superintendência de Comunicação Social da UFPR

UFPR - Departamento de Design
Rua General Carneiro, 460
8º andar - sala 801