Corpo Docente

Adriano Heemann

Graduado em Design de Produto pela UFPR, especialista em Design pelo Carl Duisberg Gesellschaft (Alemanha), mestre em Tecnologia pelo CEFET do Paraná, doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade de Braunschweig (Alemanha). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Design da UFPR, professor permanente do Programa de Pós-graduação em Design e Coordenador do Curso de Bacharelado em Design de Produto. Foi bolsista de produtividade em pesquisa da Fundação Araucária – Paraná (2014-2016). É líder do grupo de pesquisa Design Colaborativo e Co-criação (diretório do CNPq). É membro de comitês científicos de periódicos e congressos da área de Design. Seu foco de pesquisa é a colaboração no desenvolvimento de produtos e serviços.

Aguinaldo dos Santos

Técnico em Mecânica de Automóveis pelo SENAI/PR (1984), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1992), mestrado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), doutorado em Gestão da Produção pela Salford University (1999) e Pós-doutorado em Design Sustentável pelo Politecnico di Milano (2009). É bolsista produtividade nível 2 do CNPq onde coordenou o Comitê Assessor de Design até julho de 2007. Foi professor visitante da Escuela Militar del Ecuador (Equador) e da Strathclyde University (Escócia). É professor Adjunto IV do Departamento de Design da Universidade Federal do Paraná desde 2002, tendo atuado no Mestrado em Construção Civil (2000 a 2011) e Mestrado em Design (2005 até o presente). Foi coordenador de Transferência de Tecnologia da Agência de Inovação da UFPR de julho de 2009 a julho de 2010. É membro do conselho editorial dos periódicos Product (IGDP), Revista Tecnologia e Sociedade e International Journal of Disaster Resilience in the Built Environment, além de revisor ad hoc dos periódicos Ambiente Construído, Construction Management & Economics, Design em Foco, Estudos em Design, Journal Household and Personal Care Today, Journal of Construction on Developing Countries e Produção. Sua área de atuação inclui a lean production e o design para a sustentabilidade, tendo como objeto de pesquisa principal a habitação de interesse social e sistemas produto+serviço. É coordenador do Núcleo de Design & Sustentabilidade da UFPR desde 2002 e foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Design da UFPR (ago/2011 a ago/2013).

Alberto Puppi

Graduado em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Paraná (1980), Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), é Professor Adjunto do Departamento de Design da Universidade Federal do Paraná desde 1993. Tem interesse acadêmico e desenvolve pesquisas na área de Teorias da Linguagem com ênfase na Semiótica peirciana, aplicando os resultados desses estudos teóricos à geração de conhecimentos relacionados às práticas das linguagens do Design, das Artes Visuais e da Poesia. Também tem interesse e experiência profissional na criação de produtos tanto de Design quanto de Artes Visuais e de Poesia.

André Luiz Battaiola

Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (1980). Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1986). Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1991). Realizou pós-doutorado em visualização científica no Space Science and Engineering Center (SSEC) da Universidade de Wisconsin, Wisconsin, Estados Unidos (1993). Trabalhou na Itautec, na FDTE-EPUSP, no CPTEC/INPE e no Departamento de Computação da UFSCar. Ministra aulas e orienta alunos nos cursos de graduação e pós-graduação do Departamento de Design da Universidade Federal do Paraná. Tem o cargo de Professor Associado IV. Atuou como chefe de departamento no período de 11/2010 a 11/2012. Área de interesse principal: jogos educacionais. Áreas de interesse correlatas: animação, narrativas interativas e design de jogos de computador.

Carla Galvão Spinillo

PhD, University of Reading UK, 2000 and postdoctoral studies at The University of Avans, Holland, 2010, is a lecturer and researcher at The Federal University of Paraná UFPR, Brazil. She was the head of the Postgraduate Programme – Master in Design and was also member of the University Council (2009-2010). Carla has a research grant from the Brazilian Ministry of Science and Technology to conduct studies in graphic language, visual literacy and information design. Her main research interest is in visual instructions in print and animation, having published several articles on this subject in Brazil, Germany, UK, USA, Argentina and a book in Mexico. From 2011 to 2012, Carla has been leading a research projects on animated procedural pictorial sequences from a user-centred design approach, which is sponsored by CNPq- The National Council for Scientific and Technological Development in Brazil. In addition to her academic work, she is co-editor of the InfoDesign – Brazilian Journal of Information Design (www.infodesign.org.br), reviewer of several journals in design in Brazil, invited reviewer (2006) for The IDJ-Information Design Journal (John Benjamins Publishers, Holland), and Associate Editor of the Books of Selected Readings of the IVLA -International Visual Literacy Association (USA) conferences. In 2002, she was granted with the Editor s Choice Award of the Book of Selected Readings of the IVLA 2001 conference. Carla was the co-founder of The SBDI -Brazilian Society of Information Design in 2002. She was twice president of SBDI (2003-2005; 2005-2007) and is also affiliated to the IVLA, being a member of the board of directors and co-chair of the IVLA Publication Committee (2008 2010).

Carolina Calomeno Machado

Doutora em Comunicação pela Unisinos RS (2013), mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná PR (2005), especialista em Marketing pela UniFAE Centro Universitário PR (2001), graduada em Design pela UFPR (1992) e técnica em Desenho Industrial pelo CEFET PR (1987). Atua como docente na Universidade Federal do Paraná, no curso de Design Gráfico e no Centro Universitário FAE, no curso de Desenho Industrial. Tem experiência na área de design visual, design da informação, design instrucional, direção de arte e ilustração.

Claudia Regina Hasegawa Zacar

Possui graduação (2006) e Mestrado (2009) em Design pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é professora do Departamento de Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: design e cultura; design e sustentabilidade.

Dalton Luiz Razera

Graduado em Design (UFPR 1978); Licenciatura em Ensino (CEFET/PR 1985); Especialização em Industrial Design (JICA/Japão 1989); Mestre em Engenharia de Produção (UFSC 2004); Doutor em Engenharia Florestal (UFPR 2006). Atua no Departamento de Design em Regime de Dedicação Exclusiva na UFPR desde 1980 onde atualmente é Professor Associado IV. Professor do Programa de Pós-Graduação em Design, com foco na linha de pesquisa de Sistema de Produção e Utilização, tratando do projeto de produtos sustentáveis a base de matéria prima de origem florestal. Atualmente é Diretor do Setor de Artes, Comunicação e Design da UFPR.

Daniella Rosito Michelena Munhoz

Designer gráfica – Professora – Diretora de produção em cinema de animação. Mestre em Antropologia Social (UFPR, 2003), especialista em Computação Gráfica Aplicada (PUC/PR, 1995), especialista em Promoção e Propaganda (FUNPAR, 1990) e Bacharel em Comunicação Visual (UFPR, 1989). Professora de Design da UFPR e diretora de produção em cinema de animação na Tecnokena Audiovisual e Multimídia Ltda. Tem experiência na área de Design, Cinema e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: animação, multimídia, design gráfico, identidade visual, produção audiovisual, fotografia.

Dulce de Meira Albach

Mestre pelo Mestrado Profissional em Gestão Ambiental da Universidade Positivo (2007). Graduada em Design Industrial pela Universidade Federal do Paraná (1987), com habilitação em projeto de produto. Atualmente é professora do Curso de Design da UFPR das disciplinas de Projeto de Produto e Materiais e Processos (plásticos e cerâmicos). É pesquisadora da área de embalagens com ênfase em gerenciamento de resíduos.

Elisa Strobel do Nascimento

Bacharel com habilitação em Design Industrial e mestre em Design na área de concentração Métodos para Fatores Humanos pela UDESC. Atuou no escritório de Design TipoD Innovative Thinkers e foi sócia fundadora do escritório Dois pra Um Design Industrial em Florianópolis. Com estas equipes desenvolveu projetos de design nas áreas de máquinas, equipamentos, brinquedos, utensílios domésticos, ferramentas, embalagens, veículos. Alguns trabalhos foram reconhecidos com prêmios como Talentos do Design Fiat Mueller (2009), Michelin Challenge Design (2010) e finalista IDEA (2010). No Design de Joias atuou de forma independente e foi designer convidada nos bureaus de criação da Dueto Joias em Antônio Carlos. Por duas vezes teve seus projetos classificados entre os 100 melhores no concurso Anglogold Auditions. Em Porto Alegre foi professora nos cursos de Design de Produtos, Design de Móveis e Design de Joias na 4ED Escola de Design, onde também foi coordenadora de ensino. Em 2018 entrou para o Departamento de Design da UFPR como professora assistente. 

Gheysa Caroline Prado

Possui graduação em Tecnologia Em Design de Móveis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2007), especialização em Ergonomia (2008) e mestrado em Design (2011) pela Universidade Federal do Paraná. É Professora do Magistério Superior na Universidade Federal do Paraná, Professora Adjunta na Universidade Tuiuti do Paraná e Doutoranda em Design na UFPR, com previsão de término para 2019. Tem experiência na área de Design com ênfase nos seguintes temas: design, design para sustentabilidade, ergonomia, móveis, pessoas com necessidades especiais e inovação social.

José Humberto Boguszewski

Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná, em 2012, sob orientação do professor Dr. Carlos Roberto Antunes dos Santos. Realizou estágio de doutorado em Paris, França (Bolsa CAPES-2010), junto a Equipe Fonctions Imaginaires et Sociales des Arts et des Littératures, sob orientação do professor Dr. Jacques Leenhardt da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales. Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná, em 2007, sob orientação do professor Dr. Carlos Roberto Antunes dos Santos. Graduou-se em Artes Plásticas e em Licenciatura em Desenho, em 1975, pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Professor do Departamento de Design. Leciona na Universidade Federal do Paraná desde 1976. Áreas de interesse: história do design gráfico, produção gráfica e identidade visual.

Ken Flávio Ono Fonseca

Possui graduação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002) e mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2006). Atualmente é professor do curso de Design da Universidade Federal do Paraná. Também atua como consultor do Centro de Design do Paraná. Tem experiência na área de Design de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: design de produto, gestão de design, políticas de design, design para micro e pequenas empresas.

Marcel Pereira Pauluk

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná (1998) e mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). É Professor Assistente do Departamento de Design da Universidade Federal do Paraná e doutorando da Universität Kassel, Alemanha. Tem experiência nas áreas de Comunicação Visual e Design da Informação. Seus interesses de pesquisa são Semiótica, Comunicação Gráfica Internacional (símbolos gráficos, instruções visuais, informação multilíngue), História e Teoria do Design Gráfico.

Marcos Namba Beccari

Doutor em Educação pela USP, designer gráfico e Mestre em Design pela UFPR. Professor do Depto. de Design Gráfico e do PPG-Design da UFPR. Autor do livro “Articulações Simbólicas: uma nova filosofia do design” (2ab, 2016) e co-autor do livro “Existe design? Indagações filosóficas em três vozes” (2ab, 2013). Colunista fixo da revista abcDesign, coordenador do podcast Não Obstante e pesquisador nos grupos: NAVIS (UNESPAR), Design Colaborativo e Co-Criação (UFPR), GEIFEC (USP) e Lab-Arte (USP). Tem experiência nas áreas de Filosofia Contemporânea, Desenho e Pintura (Aquarela). Seus interesses de pesquisa são Filosofia do Design, Educação em Design, Estética e Visualidade. Site do professor: http://www.marcosbeccari.com/.

Naotake Fukushima

Mestre em Design pela UFPR – Universidade Federal do Paraná (2009) e Dono do escritório Nexo Design. Além das atividades profissionais atual como professor na UFPR onde leciona entre outras as disciplina de projeto, marketing e sustentabilidade. Tem experiência na área de administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: Design Gráfico, Design Social e Design Estratégico. Faz parte da diretoria da ProDesign>PR, Associação para o Design do Paraná que ajudou a fundar em 2009 como presidente. Para o site do professor clique aqui.

Rafael Pereira Dubiela

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Paraná (1998-2003). Atualmente é coordenador dos cursos de tecnologia em Jogos Digitais do Centro Tecnológico Positivo, de Jogos Digitais para o ensino médio do Colégio Positivo e dos cursos de Pós-Graduação em Jogos Digitais (arte e programação) da Universidade Positivo, professor horista do curso de Design da Universidade Positivo (UP) e professor assistente do curso de Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem experiência na área de design e grande experiência na área de Jogos Digitais. Foi mestrando (2006-2008) da primeira turma do Mestrado em Design da UFPR e ingressou (2013) na primeira turma do Doutorado em Design da UFPR. Trabalha com Jogos Digitais desde 1998, quando entrou na empresa Continuum como estagiário e saiu como diretor de arte. Atualmente atua na área ensino e administração acadêmica além da paixão pelo estudo acadêmico dos jogos.

Ricardo Alexandre Leite Martins

Possui graduação (2004) e mestrado em Design pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente é professor assistente na UFPR e designer independente. Atua como designer gráfico, desde 1993, e é professor nas disciplinas de Metodologia Visual, Tipografia, Design de Embalagens, Design de Identidade Visual e Seminários de TCC. Sua área de interesse principal é a apresentação simples de sistemas complexos de informação. É membro do International Institute of Information Design (Áustria), do Type Directors Club de Nova Iorque (EUA), da Sociedade Brasileira de Design da Informação, membro do júri do concurso de design Clear Mark Awards (Canadá) e cientista convidado no Communication Research Institute (Australia). Para o site do professor clique aqui.

Rita de Cássia Soliéri Brandt Braga de Moraes

Formada em Comunicação Visual pela Universidade Federal do Paraná em 1986. Pós Graduada em Leitura de Múltiplas Linguagens pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 2001. Professora da UFPR, desde 1992, nas áreas de Design Editorial, Design Autoral e Livro Infantil. Atua na área de design gráfico desde 1989, na Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, na Coordenação de Desenho Gráfico, onde atualmente coordena o setor (participou dos projetos editoriais do Jornal Nicolau e Revista Helena). Em 2007, foi finalista do prêmio Max Feffer de Design Gráfico/Editorial, da empresa Suzano de Papéis, com o livro autoral Antares. Também atua como ilustradora. De 1987 a 2001 produziu ilustrações diárias para a agência Umuarama de Publicidade e o jornal O Estado do Paraná.

Ronaldo de Oliveira Correa

Mestre pelo PPGTE/UTFPR (2003), sob a orientação da Dra. Marília Gomes de Carvalho. Doutor pelo PPGICH/UFSC (2008), sob a orientação da Dra. Carmem Rial e do Dr. Gilson Queluz. Em 2007 realizou estágio de doutoramento no México, no Posgrado en Ciéncias Antropológicas da Universidad Autónoma Metropolitana Unidad Iztapalapa, sob a orientação do Dr. Néstor Garcia Canclini, na área de políticas culturais. Recebeu o Prêmio Capes de Teses edição de 2009. Atualmente é bolsista de pós-doutorado CAPES no PPGAS/UFRGS (jul de 2012 a jul de 2013), sob a supervisão da Dra. Cornélia Eckert. O pós-doutorado está vinculado ao projeto Trabalho e Cidade: antropologia da memória do trabalho na cidade moderno-contemporânea. É pesquisador colaborador BIEV/UFRGS. As atividades desenvolvidas junto ao PPGAS/UFRGS incluem a realização de eventos, pesquisa, publicações e docência. Área de atuação: cultura material, memória e trabalho, sistemas técnicos e tecnologia, produção e crítica de imagem.

Stephania Padovani

Possui graduação em Desenho Industrial pela Escola Superior de Desenho Industrial Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Ergonomia Cognitiva pela Loughborough University (2001). Atualmente é professora e pesquisadora do Departamento de Design da Universidade Federal do Paraná, onde leciona na graduação e pós-graduação. Tem experiência nas áreas de Interação Humano-Computador e Usabilidade, com ênfase em Ergonomia, atuando principalmente nos seguintes temas: hipermídia, sistemas de navegação, avaliação de usabilidade e design de interfaces.

Vinícius Miranda de Morais

Possui graduação em Desenho industrial com habilitação em projeto de produto pela Universidade Federal do Paraná (2004), mestrado em tecnologia (2015) pelo Programa de Pós-graduação em Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atualmente é professor do departamento de Design da Universidade Federal do Paraná. Como pesquisador procura evidenciar como os valores sócio-culturais permeiam e constituem as materialidades. Dedica-se especificamente aos seguintes temas: design de produto; cultura e sociedade, relações de gênero e cultura material.

Viviane Gaspar Ribas El Marghani

Doutora em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo ITA (2010); Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC (2001); Especialista em Magistério Superior pela UTP (1998); Bacharel em Design de Produto pela PUC PR (1997). Autora do livro Modelo de Processo de Design no nível Operacional (Ed. Edgard Blucher, 2011*), ISB9788580390476, Páginas: 240. Autora do livro Emotional Engineering em parceira com PhD Shuichi Fukuda, Stanford/ MIT (USA) (Ed. Springer) iSBN 9781447149835 e ISBN 9781447149842, 2013.

 


UFPR - Departamento de Design
Rua General Carneiro, 460
8º andar - sala 801
80060-150 - Curitiba - PR - Brasil
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR
Departamento de Design
Rua General Carneiro, 460
8º andar - sala 801
80060-150 - Curitiba - PR - Brasil

 

design009 design008 design007 design006 design005 design004 design003 design002 design001
Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação - UFPR