Eleição para Chefe e Suplente de Chefe do Departamento de Design da UFPR

Data 14/11/2017 - das 7h30m às 18h

acesse o link para votar!

Histórico

Em 1975, por iniciativa da professora Adalice Araújo (foto) e o apoio do professor Temístocles Linhares, então Diretor do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Paraná, é criado o Departamento de Artes com os cursos de Comunicação Visual, Desenho Industrial e Educação Artística. O Departamento, entretanto, só será instalado, efetivamente, em 1980. Neste período, seus cursos ficam sob responsabilidade do Departamento de Filosofia.

adalice

Com a reforma do currículo mínimo, por iniciativa do Ministério da Educação, em 1987, os cursos de Comunicação Visual e Desenho Industrial são agrupados em um novo curso, denominado então de Desenho Industrial, com duração de cinco anos e com duas habilitações: Programação Visual e Projeto de Produto. Posteriormente, em consequência de decisão tomada nacionalmente pelos profissionais da área, o curso de Desenho Industrial é rebatizado de Curso de Design e suas duas habilitações passam a se chamar Design Gráfico e Design de Produto. No ano 2000, o curso deixa o Departamento de Artes para constituir o Departamento de Design.

Neste período, com o advento das novas mídias de comunicação digitais, amplia-se o leque de possibilidades de atuação para os designers e, no Brasil, há uma grande mobilização de profissionais e educadores para mudanças nos currículos dos cursos, com vistas a adequá-los aos novos tempos. Como consequência, o Departamento de Design, em 2004, implanta um novo projeto político pedagógico. A partir de então, o tempo de integralização do currículo, das duas habilitações, passa a ser de quatro anos.

Já no ano seguinte, em setembro, a CAPES aprova o Programa de Pós-Graduação em Design da UFPR, o primeiro no sul do Brasil e quinto programa de pós-graduação stricto sensu em design do país. Em 2011, o programa pleiteia junto a CAPES a aprovação de um curso de doutorado. Em março de 2012 o curso é aprovado e a primeira turma ingressa em julho do mesmo ano.

Em 11 de novembro de 2012, o Reitor da Universidade Federal do Paraná, professor Dr. Zaki Akel Sobrinho, assina a portaria que cria o Setor de Artes, Comunicação e Design na UFPR. Este ato, no ano do centenário da Universidade Federal do Paraná, concretiza uma antiga aspiração de docentes, técnico-administrativos e estudantes dos cursos de Artes, Comunicação e Design. O novo setor, tem então sua primeira sede administrativa instalada no campus Cabral, no prédio do curso de Comunicação Social, local onde será construída sua nova sede, um edifício com 22 mil m² e seis andares, cujo projeto foi resultado de um concurso nacional realizado em 2012.

 


UFPR - Departamento de Design
Rua General Carneiro, 460
8º andar - sala 801
80060-150 - Curitiba - PR - Brasil
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR
Departamento de Design
Rua General Carneiro, 460
8º andar - sala 801
80060-150 - Curitiba - PR - Brasil

 

design009 design008 design007 design006 design005 design004 design003 design002 design001
 ©2014 - Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR