Docentes – Design de Produto

Adriano Heemann

Graduado em Design de Produto pela UFPR, especialista em Design pelo Carl Duisberg Gesellschaft (Alemanha), mestre em Tecnologia pelo CEFET do Paraná, doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade de Braunschweig (Alemanha). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Design da UFPR, professor permanente do Programa de Pós-graduação em Design e coordenador do curso de bacharelado em Design de Produto. Foi bolsista de produtividade em pesquisa da Fundação Araucária – Paraná (2014-2016). É líder do grupo de pesquisa Design Colaborativo e Co-criação (diretório do CNPq). É membro de comitês científicos de periódicos e congressos da área de Design. Seu foco de pesquisa é a colaboração no desenvolvimento de produtos e serviços.

Aguinaldo dos Santos

Técnico em Mecânica de Automóveis pelo SENAI/PR (1984), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1992), mestrado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), doutorado em Gestão da Produção pela Salford University (1999) e Pós-doutorado em Design Sustentável pelo Politecnico di Milano (2009). É bolsista produtividade nível 2 do CNPq onde coordenou o Comitê Assessor de Design até julho de 2007. Foi professor visitante da Escuela Militar del Ecuador (Equador) e da Strathclyde University (Escócia). É professor Adjunto IV do Departamento de Design da Universidade Federal do Paraná desde 2002, tendo atuado no Mestrado em Construção Civil (2000 a 2011) e Mestrado em Design (2005 até o presente). Foi coordenador de Transferência de Tecnologia da Agência de Inovação da UFPR de julho de 2009 a julho de 2010. É membro do conselho editorial dos periódicos Product (IGDP), Revista Tecnologia e Sociedade e International Journal of Disaster Resilience in the Built Environment, além de revisor ad hoc dos periódicos Ambiente Construído, Construction Management & Economics, Design em Foco, Estudos em Design, Journal Household and Personal Care Today, Journal of Construction on Developing Countries e Produção. Sua área de atuação inclui a lean production e o design para a sustentabilidade, tendo como objeto de pesquisa principal a habitação de interesse social e sistemas produto+serviço. É coordenador do Núcleo de Design & Sustentabilidade da UFPR desde 2002 e foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Design da UFPR (ago/2011 a ago/2013).

Alberto Puppi

Graduado em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Paraná (1980), Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), é Professor Adjunto do Departamento de Design da Universidade Federal do Paraná desde 1993. Tem interesse acadêmico e desenvolve pesquisas na área de Teorias da Linguagem com ênfase na Semiótica peirciana, aplicando os resultados desses estudos teóricos à geração de conhecimentos relacionados às práticas das linguagens do Design, das Artes Visuais e da Poesia. Também tem interesse e experiência profissional na criação de produtos tanto de Design quanto de Artes Visuais e de Poesia.

Cláudia Regina Hasegawa Zacar

Possui graduação (2006) e Mestrado (2009) em Design pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Doutorado (2018) em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente é professora do Departamento de Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem experiência na área de Design, atuando principalmente nos seguintes temas: design de produto, história do design, cultural material, relações de gênero.

Dulce de Meira Albach

Mestre pelo Mestrado Profissional em Gestão Ambiental da Universidade Positivo (2007). Graduada em Design Industrial pela Universidade Federal do Paraná (1987), com habilitação em projeto de produto. Atualmente é professora do Curso de Design da UFPR das disciplinas de Projeto de Produto e Materiais e Processos (plásticos e cerâmicos). É pesquisadora da área de embalagens com ênfase em gerenciamento de resíduos.

Elisa Strobel do Nascimento

Bacharel com habilitação em Design Industrial e mestre em Design na área de concentração Métodos para Fatores Humanos pela UDESC. Atuou no escritório de Design TipoD Innovative Thinkers e foi sócia fundadora do escritório Dois pra Um Design Industrial em Florianópolis. Com estas equipes desenvolveu projetos de design nas áreas de máquinas, equipamentos, brinquedos, utensílios domésticos, ferramentas, embalagens, veículos. Alguns trabalhos foram reconhecidos com prêmios como Talentos do Design Fiat Mueller (2009), Michelin Challenge Design (2010) e finalista IDEA (2010). No Design de Joias atuou de forma independente e foi designer convidada nos bureaus de criação da Dueto Joias em Antônio Carlos. Por duas vezes teve seus projetos classificados entre os 100 melhores no concurso Anglogold Auditions. Em Porto Alegre foi professora nos cursos de Design de Produtos, Design de Móveis e Design de Joias na 4ED Escola de Design, onde também foi coordenadora de ensino. Em 2018 entrou para o Departamento de Design da UFPR como professora assistente. 

Gabriel Chemin Rosenmann

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Paraná, na linha de pesquisa de sistemas de produção e utilização. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica e Materiais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. É integrante da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (RPDTA). Participa do Núcleo de Pesquisa em Manufatura Aditiva e Ferramental e do grupo de pesquisa em modelos e protótipos para o Design. Possui graduação em Tecnologia em Artes Gráficas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2014) e graduação em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010). Tem experiência na área de Desenho de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia Assistiva, Acessibilidade, Design Universal, Manufatura Aditiva, Prototipagem, Gestão do desenvolvimento de produtos, Sistemas de produto+serviço, Design Participativo, Colaboração, Co-design e Co-Criação.

Gheysa Caroline Prado

Possui graduação em Tecnologia Em Design de Móveis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2007), especialização em Ergonomia (2008) e mestrado em Design (2011) pela Universidade Federal do Paraná. É Professora do Magistério Superior na Universidade Federal do Paraná, Professora Adjunta na Universidade Tuiuti do Paraná e Doutoranda em Design na UFPR, com previsão de término para 2019. Tem experiência na área de Design com ênfase nos seguintes temas: design, design para sustentabilidade, ergonomia, móveis, pessoas com necessidades especiais e inovação social.

Ken Flávio Ono Fonseca

Possui graduação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002) e mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2006). Atualmente é professor do curso de Design da Universidade Federal do Paraná. Também atua como consultor do Centro de Design do Paraná. Tem experiência na área de Design de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: design de produto, gestão de design, políticas de design, design para micro e pequenas empresas.

Ronaldo de Oliveira Correa

Mestre pelo PPGTE/UTFPR (2003), sob a orientação da Dra. Marília Gomes de Carvalho. Doutor pelo PPGICH/UFSC (2008), sob a orientação da Dra. Carmem Rial e do Dr. Gilson Queluz. Em 2007 realizou estágio de doutoramento no México, no Posgrado en Ciéncias Antropológicas da Universidad Autónoma Metropolitana Unidad Iztapalapa, sob a orientação do Dr. Néstor Garcia Canclini, na área de políticas culturais. Recebeu o Prêmio Capes de Teses edição de 2009. Atualmente é bolsista de pós-doutorado CAPES no PPGAS/UFRGS (jul de 2012 a jul de 2013), sob a supervisão da Dra. Cornélia Eckert. O pós-doutorado está vinculado ao projeto Trabalho e Cidade: antropologia da memória do trabalho na cidade moderno-contemporânea. É pesquisador colaborador BIEV/UFRGS. As atividades desenvolvidas junto ao PPGAS/UFRGS incluem a realização de eventos, pesquisa, publicações e docência. Área de atuação: cultura material, memória e trabalho, sistemas técnicos e tecnologia, produção e crítica de imagem.

Vinícius Miranda de Morais

Possui graduação em Desenho industrial com habilitação em projeto de produto pela Universidade Federal do Paraná (2004), mestrado em tecnologia (2015) pelo Programa de Pós-graduação em Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atualmente é professor do departamento de Design da Universidade Federal do Paraná. Como pesquisador procura evidenciar como os valores sócio-culturais permeiam e constituem as materialidades. Dedica-se especificamente aos seguintes temas: design de produto; cultura e sociedade, relações de gênero e cultura material.

Viviane Gaspar Ribas El Marghani

Doutora em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo ITA (2010); Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC (2001); Especialista em Magistério Superior pela UTP (1998); Bacharel em Design de Produto pela PUC PR (1997). Autora do livro Modelo de Processo de Design no nível Operacional (Ed. Edgard Blucher, 2011*), ISB9788580390476, Páginas: 240. Autora do livro Emotional Engineering em parceira com PhD Shuichi Fukuda, Stanford/ MIT (USA) (Ed. Springer) iSBN 9781447149835 e ISBN 9781447149842, 2013.

 


UFPR - Departamento de Design
Rua General Carneiro, 460
8º andar - sala 801
80060-150 - Curitiba - PR - Brasil
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR
Departamento de Design
Rua General Carneiro, 460
8º andar - sala 801
80060-150 - Curitiba - PR - Brasil

 

design009 design007 design008 design006 design005 design003 design004 design002 design001
 ©2014 - Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR