O Núcleo de Comunicação e Educação Popular (NCEP) foi criado como projeto de extensão em fevereiro de 2003, por iniciativa dos alunos de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná que buscavam uma maior inserção do comunicador social nos movimentos sociais e populares. O projeto foi viabilizado com a ajuda da profª drª Rosa Maria Dalla Costa, que ficou a frente do núcleo até 2008, quando a atual coordenadora profª drª Luciana Panke assumiu o projeto dando continuidade às atividades desenvolvidas a fim de promover a democratização dos meios de comunicação.

A Gestão 2009/2010 conta com uma equipe de três professoras orientadoras e nove graduandos de comunicação social, dentre bolsistas e voluntários que através de uma metodologia participativa, se dividem para fazer do NCEP um projeto com três linhas de atuação: a de educação para os meios, realizada em escolas públicas de ensino médio e fundamental; a de assessoria para elaboração de programas ou produtos que envolvam o conhecimento específico da área de comunicação, como a produção de programas de rádio e TV e elaboração de informativos impressos e online; e finalmente, uma terceira que é a de pesquisa e incentivo à discussão interna (para alunos do curso) e externa (para a comunidade) do papel e do sentido social dos meios de comunicação na atualidade e sua relação com o exercício da cidadania. Cada uma dessas linhas de atuação fazem do NCEP um núcleo com projetos integrados, garantindo a qualidade e clareza suas atividades.

Objetivos:
Promover a reflexão sobre o sentido dos meios de comunicação de massa; desenvolver programas de educação para os meios nas escolas públicas, para alunos e professores; assessorar movimentos populares e sociais para a criação de programas de rádio ou de televisão, informativos impressos e online; desenvolver a capacitação para a produção de canais de comunicação; produzir referencial teórico para subsidiar tais ações; compartilhar o referencial teórico e as experiências via website do Núcleo.

Coordenador geral: Toni André Scharlau Vieira
Link: www.ncep.ufpr.br