Universidade de Poitiers

O Departamento de Comunicação Social firmou desde 2009 dois convênios internacionais com instituições francesas. O primeiro deles é o convênio firmado com a Universidade de Poitiers, que fica na cidade universitária de Poitiers, na França. Através desse convênio, o Decom passou a integrar o conjunto de instituições que contribuem de alguma forma para o Euromime – um master na área de Tecnologias Educacionais. O Euromime, além do curso master que seleciona anualmente alunos de todo o mundo, é o único da rede Erasmus Mundus, cuja língua oficial não é o inglês e sim o francês, o português e o espanhol. Por meio desse convênio, o Decom participa de uma pesquisa sobre uso de tecnologias nas escolas, denominado Mimetec.

Universidade de Grenoble

 O segundo convênio internacional do Departamento de Comunicação Social foi firmado com a Universidade de Grenoble, também na França, e prevê o intercâmbio de alunos e professores para participar dos cursos de graduação e pós-graduação em Comunicação nas duas instituições. A primeira aluna do Decom a participar do Intercâmbio foi Juliana Wituski, que ficou em Grenoble por seis meses, em 2010. No segundo semestre de 2012, participou do convênio outro aluno do Decom, o estudante de Jornalismo André Nunes. Além dessa modalidade de intercâmbio, está sendo discutida a realização de um master em jornalismo com professores das duas instituições.

Universidade de Lyon II

Desde 2013, o Departamento de Comunicação (Decom) e o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) têm uma parceria internacional com a Université Lyon II. O convênio prevê a realização de intercâmbio de alunos e professores entre as duas instituições, bem como a realização de seminários, cursos e pesquisas conjuntas, permitindo a dupla diplomação dos intercambistas, estágios pós doutorais para professores e organização conjunta de publicações científicas.

Convênio de Maputo

O Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desenvolve atualmente um projeto de intercâmbio acadêmico dentro do programa Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), financiado pela Capes e coordenado pelo professor doutor Toni André Scharlau Vieira.

Este projeto propõe por meio dos eixos educacional, comunicacional e energético uma pesquisa-ação estratégica. Trata-se de uma experiência inovadora, oportunizando o aperfeiçoamento técnico, científico e metodológico do grupo de Moçambique e uma imersão do grupo brasileiro na realidade da universidade, das comunidades escolares da cidade de Maputo, e de forma paralela desenvolvendo a pesquisa científica e atuando no cotidiano dos cidadãos moçambicanos.

UFPR Fbrica de Comunicao Prattica CACOS Comunicao