Universidade de Poitiers

O Departamento de Comunicação Social firmou desde 2009 dois convênios internacionais com instituições francesas. O primeiro deles é o convênio firmado com a Universidade de Poitiers, que fica na cidade universitária de Poitiers. Através desse convênio o Decom passou a integrar o conjunto de instituições que contribuem de alguma forma para o Euromime – um master na área de Tecnologias Educacionais. O Euromime, além do curso Máster que seleciona anualmente alunos de todo o mundo, é o único da rede Erasmus Mundus, cuja língua oficial não é o inglês e sim o francês, o protuguês e o espanhol. É através desse convênio que o Decom participa de uma pesquisa sobre uso de tecnologias nas escolas, denominado Mimetec.

Universidade de Grenoble

O segundo convênio internacional do Departamento de Comunicação Social foi firmado com a Universidade de Grenoble, também na França e prevê o intercâmbio de alunos e professores para participar dos cursos de graduação e pós graduação em comunicação nas duas instituições. A primeira aluna do Decom a participar do Intercâmbio foi Juliana Wituski, que ficou em Grenoble por seis meses, em2010. Apartir de julho de 2012, outro aluno do DeCom, o estudante de jornalismo André Nunes, estará participando do convênio.  Além dessa modalidade de intercâmbio, está sendo discutida a realização de um Máster em jornalismo com professores das duas instituições.

UFPR Fábrica de Comunicação Prattica CACOS Comunicação