A iniciação científica ocorre em projetos isolados de professores ou nos grupos de pesquisa formados por professores da graduação, da pós-graduação, alunos selecionados no programa do Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e voluntários, além de integrantes externos ao Decom.  Como obrigatoriedade do programa de IC da UFPR, os estudantes participam do SIEPE (Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão) apresentando, uma vez ao ano, os resultados das pesquisas nos quais estão inseridos. Além disso, são estimulados a publicar artigos científicos e a participar de eventos promovidos da área de Comunicação e de Publicidade e Propaganda.

Interfaces com a pós-graduação

Os cursos de graduação e de pós-graduação atuam de modo que as interfaces prevejam a realização de atividades relacionadas às linhas de pesquisa do PPGCom (como eventos, oficinas e palestras abertas a toda comunidade, grupos de pesquisa e convênios interinstitucionais) e a oferta de disciplinas na graduação que contemplem estes temas de especialidade do departamento.  O Programa de Pós-graduação em Comunicação oferece as linhas de pesquisa “Comunicação, Educação e Formações Socioculturais” e “Comunicação, Política e Atores Políticos” as quais, portanto, norteiam as interfaces.

Assim, primeiramente, destacam-se os grupos de pesquisa e a respectiva realização de atividades e recebimento de estudantes de graduação nos projetos. Conforme expomos abaixo, há vários grupos nos quais a graduação tem a oportunidade de se inserir, além de participar dos eventos realizados por cada um deles.

Completa este quesito a interface aberta no plano dos sete grupos de pesquisa já institucionalizados e registrados no CNPQ, que atualmente integram o Decom. Nos grupos de pesquisa é imprescindível também a presença e atuação tanto dos alunos e professores de graduação, como de mestrandos e professores do mestrado, desenvolvendo e executando projetos de pesquisa que resultem na elaboração de artigos os quais devem ser publicados em periódicos científicos indexados conforme exigências do CNPQ, assim como sejam apresentados em eventos de reconhecida relevância como congressos, simpósios, encontros, palestras.

Outra interface pode ser constituída pelo estágio docência realizado por alunos do mestrado em Comunicação, sob supervisão dos professores da pós-graduação e também de professores da graduação. Oficinas, aulas optativas e atendimentos a grupos se dão contemplando as duas linhas de pesquisa. Essa atuação conjunta deve se dar nos exercícios pedagógicos das disciplinas de graduação, de acordo com um planejamento prévio e aprovado nas instâncias departamentais e de coordenações de curso de graduação e de pós-graduação.

UFPR Fbrica de Comunicao Prattica CACOS Comunicao