CEL РGrupo de Pesquisa Comunica̤̣o Eleitoral

 Tem por objeto a Comunicação Eleitoral, organizando pesquisadores e trabalhos de análise nos complexos processos de representação nas democracias contemporâneas. Tem por objetivo analisar os mecanismos de representação, práticas explicitadas em períodos de campanha eleitoral, assim como os papeis das diferentes instituições e organismos coletivos/sociais envolvidos nos processos eleitorais. Os principais objetos empíricos de análise são os conteúdos veiculados pelos meios de comunicação de massa a respeito dos processos eleitorais, tanto os produzidos pela elite política (propaganda eleitoral), quanto os que contemplam outros atores, como o jornalismo eleitoral. Também se pretende estabelecer como objeto analítico os processos de interação, produção e recepção de conteúdos dos meios tradicionais e novos meios de comunicação, em especial o uso das chamadas redes sociais digitais. O grupo de pesquisa pretende, originalmente, reunir pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior brasileiras e de outros países a partir de dois programas de pós-graduação fundamentalmente: Programa de Pós-graduação em Comunicação Social PPGCom/UFPR e Programa de Pós-graduação em Ciência Política PPGCP/UFPR. Deste modo, o grupo pode receber estudantes de graduação na modalidade de iniciação científica e voluntariado. Certificado pelo CNPq, o grupo possui as seguintes linhas de pesquisa: atores sociais e processos eleitorais, cobertura eleitoral, produção de conteúdos eleitorais e produção e recepção midiática durante as eleições. www.comunicacaoeleitoral.ufpr.br

ECCOS РEstudos sobre Comunica̤̣o, Consumo e Sociedade

O grupo ECCOS reúne investigadores acadêmicos – de distintas instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras – das interfaces entre Mídia, Consumo e Ciências Humanas e da Linguagem. Busca, ainda, subsidiar educadores, pesquisadores e futuros profissionais com ferramentas para a análise e a crítica sobre o atual sistema de significação – o consumo –, cujo princípio lógico é o de atender as necessidades prático-simbólicas do homem, imprimindo sentido no mundo. O consumo é ativo e constante no cotidiano e na cultura, operando como estruturador de valores que compõem identidades, regulam relações sociais, definem mapas culturais, sustentam o imaginário. Portanto, a Antropologia – subdividida nas Antropologias Urbana, da Imagem e do Consumo – é o ponto de partida para a prismatização de rituais, narrativas, mitos, totemismos e pensamento mágico que ainda persistem na urbanidade e na mídia, conectando indivíduos, grupos sociais, a natureza e o imaginário. Certificado pelo CNPq, o grupo possui as seguintes linhas de pesquisa: Artes, Linguagens e Mídia; Mídia, Cultura e Estudos Ambientais; Educação, Consumo e Sociedade.

ECOEP Estudos sobre Comunicação Organizacional: estratégias e processos

Cada vez mais as organizações privadas e/ou públicas se dão conta da forte relação existente entre elas e a sociedade. Precisando, assim, ampliar e sofisticar os seus modelos de expressão e estratégias de ação nos processos de comunicação, buscando profissionalização e constante atualização nos seus quadros. Desta forma, este grupo de pesquisa atua no sentido de estudar e analisar a situação de comunicação organizacional nas diferentes organizações. A partir dos resultados, pretende-se avançar com propostas que possam auxiliar no desenvolvimento de processos e estratégias de comunicação.

GCEORG РComunica̤̣o, Educa̤̣o e Organiza̵̤es

Tem como principal objetivo pesquisar, analisar e sistematizar as ações de comunicação e educação que estão sendo realizadas nos âmbitos institucionais, tais como escolas, empresas e organizações e os hábitos de consumo midiático de crianças, adolescentes e jovens. A análise dessas ações à luz das teorias da comunicação e da educação permite o planejamento de projetos que contribuam para uma formação de novas gerações numa sociedade caracterizada pelos meios de comunicação de massa e pelas novas tecnologias da informação e da comunicação. O grupo desenvolve pesquisas que servirão de fundamentação e suporte para instituições e profissionais que nela atuam que desejem atuar na interface comunicação e educação – cada vez mais necessária na formação de indivíduos para o século XXI.

 GEPETE – Grupo de Estudos, professor, escola e tecnologias

Os integrantes do Gepete partem da constatação de que os professores se sentem muitas vezes despreparados e inseguros, frente ao enorme desafio que representa a incorporação das tecnologias ao cotidiano escolar. No entanto, já sabem que para poderem ocupar sucessivamente posições ativas e passivas no que diz respeito às tecnologias da informação no mundo atual e saber quando e como utilizá-las no ambiente escolar não adianta se isolar. É necessário buscar uma formação continuada na qual a troca de experiência aconteça. Nesse sentido, o Gepete visa ampliar as discussões sobre tecnologias e educação com a comunidade escolar em geral; reunir estudiosos e pesquisadores de diferentes instituições e níveis de ensino de Curitiba e região metropolitana para discutir a questão das tecnologias e formação dos professores; envolver a universidade em projetos elaborados pelo MEC – UAB na questão de formação de professores e o uso das tecnologias na escola.

Grupo de Estudos da Imagem

 As atividades passam por pesquisas de imagem, trabalhos de conclusão de curso de graduação, orientações de pós-graduação, apresentação de artigos científicos, produção audiovisual, bem como a elaboração de projetos de desenvolvimento tecnológico. O grupo integra o programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPR, na linha de pesquisa Comunicação Política e Atores Sociais, e em 2011 publicou o livro Mídia e política – caminhos cruzados, contendo artigos de pesquisa elaborados pelos integrantes do grupo.

 MEDUC Mídia, Linguagem e Educação

Grupo de pesquisa certificado pela Universidade Federal do Paraná e vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) que se dedica a pesquisas na área de comunicação e educação. Formado em 2005, o grupo tem como objetivo desenvolver projetos práticos e teóricos que supram as lacunas existentes nas áreas da comunicação e da educação. Particularmente, implementar pesquisas que tenham como interface as várias mídias e os usos da linguagem e, por meio de reuniões, participações em congressos, eventos, realização de atividades de extensão como seminários, palestras, oficinas, contribuir para a inovação e avanço do conhecimento nessas áreas de forma a integrar alunos e pesquisadores numa discussão interdisciplinar.

NECOMGRAF Núcleo de Estudos de Comunicação Gráfica

Tem como objetivos: pesquisar os fundamentos teóricos e práticos da comunicação visual no que tange a seus aspectos históricos, trajetórias, atualidade e perspectivas; a comunicação visual-gráfica aplicada à publicidade, jornalismo e afins; os desenvolvimentos técnicos e tecnológicos que influenciam no desenvolvimento das linguagens aplicadas à comunicação visual-gráfica. Desenvolve projetos de pesquisa; configuração e oferta de cursos e eventos de extensão; publicações (com os resultados das investigações realizadas); a oferece apoio ao ensino da graduação e pós-graduação.

Ponto Pasta – Anuário de Criação Publicitária

Atuante desde 2008, o Ponto Pasta realiza atividades de integração entre o mercado publicitário e o curso de Publicidade e Propaganda com a promoção semanal de palestras, oficinas, análise de cases e realização de briefings por parte dos alunos. O projeto iniciou-se por iniciativa de estudantes do curso e segue sob coordenação docente há quase uma década. As atividades contemplam a maioria das áreas da propaganda como criação: (direção de arte e redação), planejamento, atendimento, produção gráfica, produção audiovisual e mídia digital. Um grupo de alunos do último ano é selecionado para realizar os eventos, a comunicação dessas atividades, redação dos Jobs, organização do julgamento, concepção e edição do anuário impresso que é distribuído em todas as agências locais, no estado do Paraná e para as principais agências do país.

UFPR Fábrica de Comunicação Prattica CACOS Comunicação