No curso de Relações Públicas, a iniciação científica ocorre nas disciplinas de Metodologia de Pesquisa e Iniciação Científica, e de forma mais aprofundada por meio de grupos de pesquisas formados por professores e alunos selecionados no programa do Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica). Os alunos são estimulados a publicar artigos científicos e incentivados a participar do SIEPE (Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão), de eventos promovidos pela instituição, além de congressos como Intercom, tanto em sua modalidade regional como na nacional, ExpoCom e Abrapcorp. O envolvimento dos alunos na pesquisa, seja nos grupos de pesquisa do curso ou nos eventos de iniciação científica da instituição ou de outras organizações, segue diretrizes teórico-metodológicas estabelecidas pelas linhas de pesquisa do curso. As linhas de pesquisa estão em consonância com a linha de pesquisa institucional “Comunicação e produção cultural”. De acordo com essas linhas de pesquisa, foram constituídos também grupos de pesquisas com o objetivo de fomentar e fortalecer a produção científica também entre os docentes.

UFPR Fbrica de Comunicao Prattica CACOS Comunicao