O curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Paraná, ao longo de sua história, sempre manteve convênios com diversas instituições brasileiras e estrangeiras de ensino.  Os alunos que participam de convênios podem solicitar equivalência de disciplinas à coordenação do curso de Relações Públicas logo após o retorno do intercâmbio. De acordo com a Resolulção número 92/2013 – CEPE, entede-se por equivalência em disciplina a isenção da obrigatoriedade de cursar uma disciplina por haver sido aprovado em disciplina com conteúdo programático idêntico ou semelhante ou de conteúdo relevante para a formação profissional, cursada em outro registro, currículo, curso ou instituição. O pedido de equivalência será analisado  pelo colegiado do curso, ouvidos, quando necessário, os departamentos envolvidos.

Universidade de Poitiers

O Departamento de Comunicação Social firmou desde 2009 dois convênios internacionais com instituições francesas. O primeiro deles é o convênio firmado com a Universidade de Poitiers, que fica na cidade universitária de Poitiers, na França. Por meio desse convênio, o DECOM passou a integrar o conjunto de instituições que contribuem de alguma forma para o Euromime – um programa master na área de Tecnologias Educacionais. O Euromime, além do programa master que seleciona anualmente alunos de todo o mundo, é o único da rede Erasmus Mundus, cuja língua oficial não é o inglês e sim o francês, o português e o espanhol. Por meio desse convênio, o DECOM participa de uma pesquisa sobre uso de tecnologias nas escolas, denominado Mimetec.

Universidade de Grenoble

O segundo convênio internacional do Departamento de Comunicação Social foi firmado com a Universidade de Grenoble, também na França, e prevê o intercâmbio de alunos e professores para participar dos cursos de graduação e pós-graduação em Comunicação nas duas instituições.

Universidade de Lyon II

Desde 2013, o Departamento de Comunicação (DECOM) e o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) têm uma parceria internacional com a Université Lyon II. O convênio prevê a realização de intercâmbio de alunos e professores entre as duas instituições, bem como a realização de seminários, cursos e pesquisas conjuntas, permitindo a dupla diplomação dos intercambistas, estágios pós doutorais para professores e organização conjunta de publicações científicas. Todas essas propostas se enquadram nos critérios e normas estabelecidos pela Assessoria de Relações Internacionais (ARI), responsável pelo projeto de internacionalização dos programas e cursos da UFPR e internamente são discutidas e desenvolvidas com o seu apoio, depois de serem amplamente discutidas e aprovadas nos seus respectivos colegiados.

Convênio México

Desde 2014, está em tramitação a assinatura de convênios de cooperação entre a UFPR – Decom e PPGCom, com a Universidad Autónoma Metropolitana (UAM – México). A partir da primeira docente do Decom/UFPR ter realizado a pesquisa pós-doutoral na IES mexicana, a parceria prevê intercâmbio entre professores e alunos, realização de eventos em parceria, publicações e pesquisas conjuntas, especialmente na área de Comunicação Política com a integração entre os grupos Comunicación Politica, da UAM com o grupo Comunicação Eleitoral, do Decom. O primeiro evento em parceria foi realizado em 2014, na UAM sede Cuajimalpa: “I Seminario Internacional de Comunicación Política”, cuja edição se repetiu em 2015.

UFPR Fbrica de Comunicao Prattica CACOS Comunicao