Comitê Setorial de Pesquisa – (CSP – SACOD)

Deborah Rebello Lima (DeArtes) – Presidente

Kelli Cristine Assis da Silva Smythe (DDesign) – Vice-presidente

Kelly Cristina de Souza Prudêncio  (DeCom) – membro

Portaria n. 25/2023-SACOD – Designação do CSP

CALENDÁRIO DE REUNIÕES – 2024

Março: 08/03/2024

Abril: 12/04/2024

Maio: 10/05/2024

Junho: 14/06/2024

Agosto: 09/08/2024

Setembro: 13/09/2024

Outubro: 11/10/2024

Novembro: 08/11/2024

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

1. O envio dos processos para o SACOD – feito pelas secretarias dos PPGs e Departamentos – deve ser com antecedência de pelo menos cinco dias antes da reunião do CsP.
  2. Havendo necessidade, será convocada reunião extraordinária.

TRÂMITE INTERNO PARA APROVAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA
1º passo: abrir processo no SEI com o projeto de pesquisa (proponente)
2º passo: encaminhar o processo SEI para o departamento ou coordenação do PPG (proponente)
3º passo: designar um parecerista para o projeto de pesquisa (chefe ou coordenador)
4º passo: anexar o parecer ao processo (parecerista)
5º passo: apreciação na plenária departamental ou colegiado do PPG (aceita-se ad referendum)
6º passo: anexar a ata da reunião departamento ou do PPG ao processo (secretaria do Departamento/PPG)
7º passo: encaminhar o processo SEI para o Setor (secretaria do Departamento/PPG)
8º passo: processo é avaliado na reunião do comitê setorial de pesquisa (CsP)
9º passo: ata da reunião do CsP é anexada ao processo (secretaria do SACOD)
10º passo: fazer download da ata do CsP e incluir no BPP-SIGA (proponente)
11º passo: análise pela Coordenadoria de Pesquisa da PRPPG (PRPPG)

MODELO PARA PARECER clique aqui
TUTORIAL DE ABERTURA E ENCAMINHAMENTO DE PROCESSO SEIclique aqui
TUTORIAL PARA ADICIONAR A ATA DE APROVAÇÃO DO COMITÊ DE PESQUISA NO BPP – SIGAclique aqui

ATENÇÃO!

1. Não esqueça de anotar o número do processo SEI no momento da submissão para depois fazer download da ata do CsP. É possível também fazer a busca no SEI pelo nome do projeto.
  2. É o docente que precisa adicionar a ata do CsP no BPP, no SIGA, conforme tutorial acima.
  3. Projetos aprovados por agências de fomento precisam apenas do termo de compromisso assinado para substituir a ata do CsP no BPP. Este é o documento que deve ser inserido diretamente no BPP.
  4. A análise feita no 11º passo pela PRPPG é de 1 dia útil.

INSTRUÇÕES NORMATIVAS

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01 – CPDCT/PRPPG/UFPR – Dispõe sobre os requisitos mínimos a serem atendidos no âmbito de projetos cadastrados na UFPR com financiamento externo, exceto agências de fomento às pesquisas nacionais, para fins de enquadramento como projeto de pesquisa.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02 – CPDCT/PRPPG/UFPR – Dispõe de recomendações de boas práticas, rigor e integridade na pesquisa científica.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04 – PESQUISA/PRPPG/UFPR – Dispõe sobre a Resolução 01/2023-CEPE, referente ao cadastro e aprovação de projetos de pesquisa na UFPR.

Resoluções relacionadas a atividades de pesquisa

RESOLUÇÃO Nº 01/23-CEPE – Estabelece normas para registro de projetos de pesquisa científica, de desenvolvimento tecnológico e de inovação e define os produtos de pesquisa na Universidade Federal do Paraná.

RESOLUÇÃO Nº 02/23-CEPE – Aprovar a possibilidade de técnicos administrativos em educação coordenarem projetos de pesquisa científica.

OUTROS LINKS IMPORTANTES

COMO TER ACESSO AO BANCO DE PROJETO DE PESQUISAS DA UFPRclique aqui