Disciplinas optativas em Período Remoto Especial – Artes Visuais

Os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais irão iniciar a experiência de aulas remotas oferecendo algumas disciplinas optativas em Período Especial Remoto. A inscrição é totalmente voluntária, não há qualquer tipo de obrigatoriedade em cursá-las ou prejuízo em não cursá-las.

Serão oferecidos dois grupos de disciplinas, o primeiro no que estamos chamando na UFPR de Segundo Ciclo, com matrículas do dia 18 a 22 de julho, com as disciplinas a seguir:

OA629 Estudos em Narrativas Visuais 2– caderno de desenhos (Prof. Ricardo)

20 vagas (5 reservadas para calouros)

Início em 27/07

Descrição: Experimentação do caderno de desenhos como laboratório poético-visual. Baseando-se em artistas que utilizam cadernos de desenho para registro e elaboração de seu processo artístico, o aluno e a aluna deverão trabalhar em cadernos de desenho (sketchbook) utilizando diversas técnicas e métodos que conduzam à definição de uma poética pessoal.  (+ informações )

OA649 Estudos de curadoria e mediação 2 – Laboratório de Imaginário Radical (Prof. Fabrícia)

25 vagas (6 reservadas para calouros)

Início em 04/08

Descrição: A pandemia da Covid19 nos força a repensar e reimaginar as instituições, os imaginários e as práticas curatoriais, colocando em movimento um processo material de transformação do campo institucional da arte. O LABORATÓRIO DE IMAGINÁRIO RADICAL, enquanto um espaço de afecções e desde uma perspectiva decolonial, se propõe a pensar e construir colaborativamente reflexões críticas que subsidiem a constituição de imaginários radicais e potencialmente transformadores dos processos, práticas e dinâmicas vigentes no mundo da arte. (+ informações)

OA651 Estudos em História da Arte 2 (Prof. Paulo e Prof. Stephanie)

30 vagas (6 reservadas para calouros)

Início em 29/07

Descrição: Os objetivos da disciplina são:

Discutir diferentes narrativas das histórias da arte através de abordagens de uma historiografia crítica.

Construir diferentes abordagens das histórias da arte no âmbito da revisão de seus pressupostos canônicos.

Analisar narrativas da arte a partir dos conceitos de temporalidade e através dos estudos de gênero, territorialidades não-hegemônicas e apagamentos de artistas negros e indígenas. (+ informações)

As disciplinas serão desenvolvidas de forma totalmente remota, com atividades síncronas (encontros virtuais previamente marcados) e assíncronas (atividades para serem realizadas no horário mais adequado para cada estudante). As presenças serão controladas apenas pela entrega das atividades programadas. Caso ocorra algum problema pessoal durante o curso, é permitido o cancelamento da disciplina a qualquer momento, sem qualquer prejuízo para a ou o estudante.

As matrículas deverão ser realizadas exclusivamente pelo SIGA a partir do dia 18 até 22 de julho 17h. (Clique aqui para o tutorial de uso do SIGA)

As vagas são limitadas e o sistema utiliza as regras da Universidade para atribuir automaticamente as prioridades de matrícula, não havendo interferência dos professores ou da coordenação. (Os critérios de prioridade de matrícula estão descritos na Resolução 37/97 CEPE, no artigo 49, e resumidamente, os alunos periodizados têm prioridade, seguidos pelos alunos em situação de jubilamento, na sequência, o critério de prioridade é a antiguidade, GRR mais antigo tem prioridade em relação a GRR mais novo, o último critério de prioridade é o desempenho dado pelo IRA).

As e os estudantes que tiverem sua matrícula efetivada devem entrar em contato com as e os docentes das disciplinas para obter as informações necessárias para o início das aulas, tais como links e senhas de salas virtuais.

Não haverá período de ajuste de matrículas, portanto escolha com sabedoria. Se não tiver certeza de seu interesse pela disciplina, deixe a vaga liberada para uma ou um colega.

As matrículas no Período Especial Remoto da UFPR são restritas às e aos estudantes vinculados aos cursos de graduação, não serão aceitas matrículas em disciplinas eletivas ou isoladas.

Mais informações sobre o Período Especial Remoto e respostas de dúvidas, acesse aqui.