Atividades formativas de música remotas opcionais

Prezadas alunas e alunos de Música,

Criamos salas na plataforma Google Classroom.

O objetivo dessas salas é oferecer a vocês um meio para o desenvolvimento de atividades práticas e teóricas musicais que possam ser sugeridas, acompanhadas e  validadas por nossos corpo docente no contexto das atividades formativas. Isto é, não como componentes de disciplinas, mas como cargas horárias livres a serem deduzidas de total de 300 horas (alunos GRR até 2018) ou 200 horas (alunos GRR a partir de 2019).

Devemos ter muito claro que de modo algum as atividades práticas e teóricas propostas por meio dessa nessa plataforma poderão ser consideradas como conteúdos vencidos em nossas disciplinas.

O regulamento das atividades formativas pode ser encontrado em nossa página na internet em http://www.sacod.ufpr.br/portal/artes/atividades-formativas/.

Nesse momento, estamos excepcionalmente ampliando a lista de atividades válidas como atividades formativas, ao incluir as atividades propostas por nossos professores.

“O Google Classroom ou a Sala de Aula do Google é uma ferramenta on-line gratuita que auxilia professores, alunos e escolas com um espaço para a realização de aulas virtuais. Por meio dessa plataforma, as turmas podem comunicar-se e manter as aulas a distância mais organizadas.”

Em nosso caso, o Google Classroom não será utilizado como uma ferramenta para realização de aulas, mas apenas como um meio de comunicação organizada e de envio/recebimento de materiais relacionados às atividades propostas pelos professores.

Entre os materiais a serem considerados nesse contexto citam-se principalmente pequenas resenhas, artigos, partituras, vídeos e áudios, resultantes de atividades de pesquisa, reflexão crítica e criação musical. Em geral cada atividade cumprida equivalerá, em média, a cerca de 5 horas de atividades formativas.

Nenhum estudante é obrigado a participar, preparar e enviar materiais. Não haverá prejuízo de hipótese alguma sobre aqueles que assim o desejarem ou que não puderem participar por motivos de força maior ou de acesso, uma vez que nosso calendário acadêmico está suspenso.

Por meio do Google Classroom, “os professores podem publicar tarefas em uma página específica e ainda verificar quem concluiu as atividades, além de tirar dúvidas em tempo real e dar notas pela atividade. Os colegas de turma podem comunicar-se e receber notificações quando novos conteúdos são inseridos na sala de aula virtual. Além de poder utilizar o sistema em computadores, ele pode ser baixado em forma de aplicativo pelas plataformas Android e IOS, facilitando ainda mais a utilização nos celulares (smartphones).”

COMO USAR O GOOGLE CLASSROOM

• Primeiramente, é necessário ter uma conta no Gmail. SIM, você precisa ter um e-mail do Gmail. Se você não tem o e-mail do Google, clique aqui para criar a conta;
  • Acesse o Google Classroom pelo seu computador ou baixe o aplicativo pelos celulares com sistema Android ou iOS. Para entrar no Classroom, basta digitar o seu e-mail do Google e a senha;
  • Para se inscrever numa turma, clique no sinal de (+) situado no canto direito superior da página/aplicativo e utilize o código da turma (link abaixo), ou aguarde o e-mail de convite para o acesso à turma, (em nosso caso sugerimos o acesso via código);
  • Dentro de cada turma existe um Mural. No Mural é possível que todos que estão na turma façam comentários e interajam com o grupo, podendo esclarecer informações, destacar assuntos importantes e tirar dúvidas com o professor;
  • No menu Atividades, são encontrados os descritivos das atividades propostas.

A lista de salas abertas pode ser acessada no link abaixo:

Manteremos atualizando constantemente essa lista na página do curso na internet e também via e-mail.