Grupos de pesquisa de Artes Visuais

Artes Visuais: Teoria, educação e poética

O enfoque das pesquisas relacionadas ao Grupo é o fenômeno artístico-visual dado em suas interfaces: a teoria, o ensino e a poética, entendidas em suas relações históricas, sociais e culturais, tendo como áreas de interesse a praxis artística, a história da arte Brasileira, a educação em arte e as relações entre arte, espaço e tempo. O grupo de pesquisa constitui-se como plataforma de pesquisa dos professores do Curso de Artes Visuais e agrega também os alunos bolsistas de Iniciação Científica e os orientandos de monografias de conclusão de curso.

Seus professores, todos integrantes do Departamento de Artes, possuem longo percurso de atuação dentro do campo das artes visuais, o que inclui a realização de exposições (participação como artistas, curadorias, elaboração de textos, etc.) em instituições de relevância, como o Centro Cultural Itaú, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná, o Museu Oscar Niemeyer e outras no Brasil e exterior.

Atuam também em programas de mediação de exposições de arte junto a instituições culturais e educacionais, envolvendo-se no planejamento estratégico e na elaboração de material didático para públicos específicos. Além disso, possuem considerável produção científica na área, apresentada em congressos de nível nacional e internacional, e publicada em revistas especializadas e como capítulos de livros de editoras reconhecidas. A interface desses pesquisadores com áreas afins (história, geografia, educação, etc.) possibilita um olhar abrangente e multidisciplinar para o campo das artes visuais, o que se reflete na diversidade de objetos e problemas investigados.

Professores participantes:

Dulce Regina Baggio Osinski